LÍDER DA BANCADA DO PT NA CÂMARA MUNICIPAL DE PELOTAS

terça-feira, 25 de setembro de 2007

OPPA PROTOCOLA PROJETO DA COLÔNIA Z3 EM BRASÍLIA PARA FOMENTO AO TURISMO LOCAL


Ao longo desta quinta-feira, 27 de setembro, o líder da bancada do PT na Câmara, vereador Paulo Oppa, estará cumprindo uma extensa agenda na Esplanada dos Ministérios. Uma de suas missões será a visita, às 11h, ao secretário nacional para Políticas Públicas do Ministério do Turismo, Dorvalino Álvares, para a entrega oficial do projeto da Região Costa Doce/Sul Planejamento Turístico da Colônia de Pescadores Z3/Microrregião Sul a fim de obter o montante de R$ 150 mil junto ao Governo Federal. "Trata-se de um planejamento modesto financeiramente, mas de importância capital identificada pelos moradores e turismólogos da região", avalia Paulo Oppa.
O secretário de Estado do Turismo, Esporte e Lazer, Luís Augusto Barcellos Lara, assina o documento que encaminha – diretamente à titular da pasta, Marta Suplicy – todo o planejamento previamente aprovado no Fórum Estadual de Turismo, realizado em junho deste ano. Com dificuldades de protocolá-lo na capital federal, por meio de um representante mandatário, as lideranças da Cooperativa dos Pescadores Profissionais Artesanais Lagoa Viva, localizada na Colônia Z3, procuraram Oppa com o intento de concretizar a captação da verba.
O objetivo geral do projeto é planejar o desenvolvimento do turismo na colônia de pescadores Z3 – Microrregião Sul com o propósito de incentivar e orientar as comunidades pesqueiras artesanais da localidade. A iniciativa, informa o vereador, será capaz de otimizar as suas características culturais, ecológicas e territoriais na diversificação da economia, na melhoria da qualidade de vida e no aumento da competitividade sócio-econômica por meio do turismo.
Estabelecer estratégias e diretrizes para o desenvolvimento do turismo, delimitar programas e projetos a fim de direcionar as ações, sensibilizar a comunidade para preservação ecológica e cultural e orientar a estruturação do setor gastronômico e do artesanato típicos são algumas das metas específicas delineadas pelos cooperados. Segundo Oppa, um dos principais avanços, se aprovado o capital necessário, será a promoção do turismo náutico microrregional com base na atividade receptiva auxiliada por equipamentos.
Na opinião do parlamentar, uma das maiores relevâncias do plano elaborado concentra-se não somente no fomento econômico-financeiro, mas também na valorização e na preservação da identidade da comunidade, com suas peculiaridades culturais e ecológicas: "costumes, tradições, lingüística, expressões populares, ecossistemas, paisagens, memória, folclore, fauna e flora", enumera o parlamentar. Trata-se, conforme sua análise, de um cenário sócio-ambiental cujo potencial precisa ser desenvolvido pelo poder público de várias instâncias.
Dando continuidade aos compromissos no "planalto central", Paulo Oppa participará de uma audiência com o coordenador da área de Saúde Mental do Ministério da Saúde, Pedro Gabriel Delgado, que receberá a cópia do inquérito civil aberto pelo Ministério Público Estadual (MPE) sobre as denúncias de precariedade e irregularidades dos serviços em Pelotas. A decisão foi fruto da audiência pública sobre o tema, realizada na semana passada, dia 19 de setembro, com a presença do assessor do Ministério da Saúde, Francisco Cordeiro, e do promotor público Paulo Charqueiro.
Ainda na Esplanada, o líder da bancada do PT irá ao Ministério das Cidades para discutir questões concernentes ao plano diretor, cujo envio à Câmara Municipal de Pelotas está atrasado há mais de um ano em relação à exigência do Estatuto da Cidade de 2001. No final da tarde, em visita à bancada petista da Câmara dos Deputados, conversará com Paulo Pimenta (PT/RS) a fim pleitear recursos destinados à construção do ginásio de esportes da escola estadual Dom João Braga.

Nenhum comentário: