LÍDER DA BANCADA DO PT NA CÂMARA MUNICIPAL DE PELOTAS

quinta-feira, 30 de agosto de 2007

CERAMISTAS PLEITEIAM INVESTIMENTOS E INSERÇÃO EM PROJETOS HABITACIONAIS


Como representante mandatário, o vereador Paulo Oppa, líder da bancada do PT na Câmara, foi convidado pela Associação dos Ceramistas da Sanga Funda, pela Associação dos moradores do bairro e pela rádio comunitária Sideral, para uma reunião nesta semana. Na ocasião, os moradores expuseram o sentimento de completo abandono em relação à segurança, educação, transporte e projetos destinados ao incentivo da produção de cerâmica.
O parlamentar ocupou a tribuna na manhã de quinta-feira (30) com a finalidade de relatar os principais pleitos da população, que chega a 4 mil pessoas: "Este bairro tem uma característica diferenciada porque abriga muitas olarias cuja produção atinge a marca de 5 milhões de tijolos mensais", declarou em plenário, comprometendo-se a mobilizar as autoridades competentes.
Oppa refere-se ao potencial produtivo da localidade, na qual circulam caminhões que vêm, inclusive, do Uruguai e da serra gaúcha em busca de mercadorias padronizadas com matéria-prima, ou seja, argila de qualidade máxima e certificadas como o "estado da arte" em todo o País. O poder Executivo, afirmou, tem de estar atento à geração de centenas de postos de trabalho no município de Pelotas.
"Estes dados demonstram a sua importância econômico-financeira, embora o governo não tenha invistido em infra-estrutura básica e promovido políticas públicas", analisou. Trabalhadores, moradores, ceramistas e empresas compradoras, revelam os representantes das associações, trafegam em ruas esburacadas e destruídas.
A comunidade da Sanga Funda manifestou o desejo de que tijolos, telhas e cerâmica em geral, fabricados localmente, sejam fornecidos a empreendimentos contemplados por projetos municipais de habitação, do qual a Caixa Econômica Federal geralmente é financiadora. Incluir o setor ceramista em programas desta natureza, antevê Oppa, significa valorizar a produção pelotense, fomentar o emprego de mão-de-obra advinda também do campo, qualificar a manufatura e, por conseguinte, alavancar a arrecadação do próprio município.
Trata-se, explica o vereador, de uma gleba que atraiu populações das zonas rural e periféricas da cidade preocupadas, agora, com a falta de segurança agravada pela ausência da Brigada Militar no patrulhamento da Sanga Funda. Outro pleito comunicado pelos líderes comunitários diz respeito à criação de áreas de lazer e ao estabelecimento de uma escola, já que há somente um educandário estadual incapaz de atender a demanda das crianças e jovens do bairro.
Seguindo o rol de reivindicações, Oppa narrou a necessidade de melhoria urgente do transporte coletivo que, segundo os usuários, causa transtornos em suas rotinas em razão da morosidade e não cumprimento dos horários estabelecidos.

Nenhum comentário: