LÍDER DA BANCADA DO PT NA CÂMARA MUNICIPAL DE PELOTAS

quinta-feira, 19 de abril de 2007

SAÚDE NOS FRIGORÍFICOS DO RS


Proposta pelo líder da bancada do PT na Câmara, vereador Paulo Oppa, a audiência pública – cuja pauta abrangeu a apresentação do projeto Alerta (Atenção às Lesões por Esforço Repetitivo dos Trabalhadores da Alimentação) – ocasionou, na manhã do dia 19 de abril, um debate acerca das condições de trabalho e de saúde dos empregados dos frigoríficos do Rio Grande do Sul.
Discursaram, sobre o estudo, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Alimentação de Pelotas, Elton Oliveira Lima; o presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação do RS (FTIA-RS), Darci Pires; e o pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Paulo Albuquerque. “A investigação de tais circunstâncias justifica-se pelas constatações recorrentes de enfermidades em funcionários das indústrias de carne, cujas conseqüências chegam, em massa, ao SUS”, argumenta Oppa.
No que diz respeito à pesquisa encomendada pelas entidades, Elton Lima explica que os estudos, apoiados pelas universidades, servirão de instrumental para gerar políticas públicas. “Não adianta alterar jornadas se não houver mudanças no ritmo de trabalho”, alerta o presidente do Sindicato da Alimentação. O líder da bancada do PT na Câmara, Paulo Oppa – em apoio a toda a categoria – destaca que, subjacentes aos números, existem pessoas e suas doenças estouram no Sistema Único de Saúde (SUS).
No entender de Oppa, o Legislativo municipal tem de funcionar como um ‘plenário’ no sentido lato a fim de contribuir também com a identificação dos fatores prejudiciais à qualidade de vida dos trabalhadores. Entre os profissionais na ativa e afastados – bem como aposentados – por motivos de doença, participarão da pesquisa os funcionários da produção dos abatedouros de carne de cinco cidades do estado: Pelotas, Bagé, Alegrete, São Gabriel e Santa Maria.